A dependência afetiva é um comportamento emocional ou psicológico em que uma pessoa sente que precisa da aprovação, amor e atenção constantes de outra pessoa. Isso pode levar a comportamentos obsessivos e possessivos, e pode ser prejudicial tanto para a pessoa dependente quanto para a pessoa de quem ela depende. A dependência afetiva pode ser resultado de questões de autoestima baixa, traumas passados, entre outros fatores. Se não for tratada, pode afetar negativamente a saúde mental e as relações interpessoais da pessoa. A terapia e o trabalho em questões de autoestima e independência pessoal são algumas formas de tratar a dependência .
Aqui estão alguns sinais que podem indicar uma dependência afetiva:
- Pensamentos obsessivos: Você pensa constantemente na pessoa e se preocupa com sua aprovação.
- Medo de perda: Você tem medo de perder a pessoa e faz de tudo para mantê-la próxima.
- Baixa autoestima: Você se sente inseguro e precisa da slot gacor aprovação da pessoa para se sentir bem consigo mesmo.
- Comportamento possessivo: Você tem ciúmes excessivos e se sente desconfortável com a ideia de a pessoa ter relações interpessoais fora do relacionamento.
- Dificuldade de viver sem a pessoa: Você tem dificuldade de fazer coisas sem a pessoa e se sente perdido ou desanimado sem ela.
- Ansiedade e depressão: A dependência afetiva pode levar a ansiedade e depressão devido ao medo constante de perda e à falta de autoestima.
Se você está experimentando esses sintomas, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para tratar a dependência afetiva. A terapia pode ajudá-lo a compreender e mudar esses comportamentos prejudiciais.